top of page

Perfeito

"Já reparou que o dia está perfeito hoje?"

 

Hoje em dia não é nada comum se ouvir essa frase. Em uma aula de sânscrito, meu professor explicou o real significado da palavra perfeito. Engraçado é que nunca tinha parado para pensar nisso. E você?

Quando penso em algo perfeito, começo a somar qualidades de uma coisa com outra, criando uma terceira para se tornar perfeito. E normalmente, essa terceira coisa não existe. Na verdade, sempre buscamos relacionamentos perfeitos, empregos perfeitos, corpos perfeitos, saúde perfeita, amizade perfeita e esse "perfeito" que buscamos nem sabemos o que realmente é.

Uma das definições de perfeito no dicionário é COMPLETO. Então, quando digo que meu dia está perfeito, quero dizer que não me falta nada nele, que tudo que está nele é do jeito que deve ser, não há resistência,  não há exigência que seja diferente do que se apresenta no momento. Esse dia foi completo, teve começo, meio e fim.

Quando me reconheço como completo, ser o que sou fica mais fácil. E também fica mais fácil de aceitar as outras pessoas como elas são, assim como as situações que não posso mudar. Isso é libertador! 

Entendido isso, posso dizer que meu corpo é perfeito, não porque ele é bonito e sarado mas porque dentro da limitação que esse corpo tem, ele funciona por completo. Também posso dizer que tenho amizades e relacionamentos perfeitos pois dentro deles posso ser quem sou.

O perfeito é ter essa abertura interna para perceber que tudo já está perfeitamente certo, dentro da dualidade e da inconstância da vida, mesmo que não pareça.

Como está o seu dia hoje?

Renata Mendes, especialista em autoconhecimento, empreendedorismo social e escritora.

bottom of page